-
Arquitetos: Yamazaki Kentaro Design Workshop
- Área: 530 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola de enfermagem de Sakura, em Chiba, foi projetada para acomodar 60 alunos, neste projeto encomendado por Seiyu-Kai, uma empresa de bem-estar social local especializada em instalações de cuidados aos idosos. O conceito geral para este plano começou com uma ideia: "uma escola maternal é uma grande casa."
Envolta por montanhas e floresta, a área sul do terreno está em uma suave encosta. Aproveitando esta topografia, projetamos os ambientes para parecer um grande conjunto de escadas.
Uma característica única desta grande casa, por exemplo, é que uma criança de 3 anos está na mesma sala que uma criança de 5 anos e podem interagir em um grande espaço. Além disso, se alguma das crianças estiver dormindo enquanto a outra brinca próximo a ela, essas diferenças de ritmo reforçam as "qualidades domésticas" deste espaço. Alinhados com a filosofia da empresa, priorizamos minimizar os pontos cegos da sala para manter medidas de segurança.
Utilizando grandes janelas de correr nas fachadas norte e sul, juntamente com os espaços criados pela inclinação do terreno, é estabelecida uma brisa constante vinda do sul.
Um pequeno lago na extremidade sul que coleta água da chuva assim como água de aspersores instalados no telhado inclinado também contribui para o fluxo de ar, à medida que a água é absorvida pelo o vento que sopra na estrutura. Isso foi parte de um plano abrangente para criar um espaço que seria inseparável do ambiente que o rodeia. Acreditamos que ao buscar o conceito de uma "escola maternal como uma grande casa" conseguimos algo não muito diferente das casas nas comunidades agrícolas do entorno.
O objetivo era criar um espaço não apenas divertido para as crianças, através da integração com a natureza do entorno, mas abrigar uma experiência que fosse maior que a soma de seus elementos.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Agosto 19, 2015